UBFBrasil realiza assembleia geral, e da ínicio as suas atividades oficiais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 01 de maio de 2020, em consonância com Edital publicado e amplamente divulgado, a União Brasileira de FUTSAL (UBFBrasil), reuniu interessados para a realização da Assembleia Geral de fundação da entidade.

Conforme Edital de Fundação foram discutidas as seguintes pautas:

  • Fundação da União Brasileira de FUTSAL - UBFBrasil;
  • Aprovação do Estatuto Social;
  • Eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e
  • Eleição e posso dos membros do Conselho Fiscal.

A reunião contou com a participação de 03 (três) Estados, na condição de fundadores da UBFBrasil e de 04 (quatro) Estados na condição de apoiadores. Os fundadores foram: ACRE (AC), AMAZONAS (AM) e MARANHÃO (MA).

Em virtude do período de pandemia, no Brasil e no mundo, a presença no Estado do Acre dos Estados Fundadores (AM e MA), ocorreu por Procuração. Visto que, os Decretos Governamentais, Municipais e das autoridades de Saúde, impossibilitam a realização de grandes reuniões.

A participação dos Estados de Rondônia (RO), Roraima (RR), Tocantins (TO) e Pará (PA), foi possível por intermédio de videoconferência. 

Seguindo a pauta estabelecida, foi realizada a avaliação do Estatuto Social e todos tiveram a oportunidade de emitir opiniões, sugestões e adequações. Durante o processo de leitura houve algumas observações feitas pelos representantes dos Estados do: AM, PA e RO, sugerindo que a UBFBrasil deveria eleger também pessoas para compor o Conselho Administrativo e Conselho de Ética.

Ressaltaram ainda, as principais funções de cada Conselho, a saber:

  1. O Conselho Administrativo tem a função de atuar junto a Presidência da entidade na tomada de decisões e; 2. O Conselho de Ética tem a função de cuidar de procedimentos disciplinares destinados a aplicações de penalidades em caso de descumprimento das regras e/ou normas aplicadas pela UBFBrasil.

A discussão em relação ao Conselho de Ética trouxe grande preocupação, em virtude da importância do mesmo. Além disso, o propósito era ter representantes de todas as classes com conhecimento mínimo de Leis. Dessa forma, o Conselho foi formado por um indicado de cada classe: atletas; presidentes de clubes; árbitros e; treinadores, sendo que, os integrantes devem atuar no futsal e se possível com formação em direito, com o propósito de garantir, que toda e qualquer situação terá a atenção necessária evitando possíveis injustiças. 

Após as justificativas, esclarecimentos e ampla discussão sobre a necessidade da criação dos Conselhos Administrativo e de Ética e da indicação e eleição das pessoas que comporão os mesmos, a proposta foi aprovada por unanimidade.

Houve uma pausa de 10 (dez) minutos para que os participantes pudessem inscrever as respectivas chapas, dando o direito à concorrência aos presentes. No retorno às atividades, apenas a chapa Igualdade no Futsal foi inscrita, com a seguinte composição: Presidente - Dhonata Gomes de Souza pelo Estado do Acre e como Vice-Presidente - Cledson da Silva Lima pelo Estado do Amazonas, aclamada por unanimidade. Em seguida foram aclamados os componentes do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética e do Conselho Administrativo da UBFBrasil. 

Após o encerramento da Assembleia Geral e cumprida a pauta, os eleitos e empossados resolveram dar início aos trabalhos.

Diversos debates importantes para a Instituição foram suscitados, dentre elas: Quantidade de filiados e associados a UBFBrasil por Estado; Quantidade de representantes por Estado em competições oficiais da UBFBrasil e; Sistema a ser utilizado para cadastro de sedes, equipes, atletas, árbitros e comissão técnica. Com as seguintes deliberações: 

  1. Sobre a quantidade de entidades filiadas e associadas: ficou definido que a UBFBrasil reconhecerá apenas uma entidade por Estado na condição de filiada, que será a Representante Oficial da UBFBrasil. Contudo, serão admitidas ainda, até duas entidades associadas por Estado.

Sendo assim identificadas: filiada - representa oficialmente a UBFBrasil em seu Estado, com direito a votar e ser votada em Assembleias Gerais; associada - entidade com objetivo principal de auxiliar as atividades oficiais da UBFBrasil e sua filiada no Estado de origem, com garantia de participação em competições oficiais da UBFBrasil, desde que, sua competição classificatória tenha sido reconhecida, pela UBFBrasil e a filiada no Estado em questão. Ficou definido também, que em caso de desligamento de uma filiada, a associada com registro mais antigo junto a UBFBrasil assumirá a condição de filiada, desta forma, a UBFBrasil sempre manterá uma filiada ativa por Estado.

  1. Sobre a quantidade de representantes por Estado em competições oficiais: ficou decidido que, cada Estado terá apenas uma vaga, sendo esta vaga definida através da filiada ou associada. Quando o estado for a SEDE da competição, terá direito a duas vagas.

Após o prazo oficial para confirmação de participantes, em virtude da desistência ou não participação de alguma entidade/Estado, a vaga poderá ser pleiteada por qualquer Estado interessado. Caso haja mais de um interessado pela vaga vacante, a escolha será feita através de sorteio entre os interessados, como alternativa para garantir a quantidade mínima de participantes por competição. 

Ficou estabelecido também que, se por algum motivo uma entidade/Estado confirmar oficialmente participação em uma competição e não comparecer, o caso será enviado ao Conselho de Ética para análise, podendo acarretar punição e/ou multa ao Estado faltoso. 

  1. Sobre os sistemas para cadastro de sedes, equipes, atletas, árbitros e comissão técnica: ficou decidido que o SISTEMA OFICIAL da UBFBrasil será o GIOCO. Sistema robusto, testado e aprovado por diversas entidades esportivas do Brasil, administrado por empresa séria, comprometida com os resultados e que firmou parceria com a UBFBrasil, no sentido de contribuir com o crescimento da modalidade em todo o país. 

E ao final de 01 de maio de 2020, após longo e muito produtivo dia de trabalho, foi dada por encerrada a Assembleia Geral de fundação e nomeação da União Brasileira de FUTSAL (UBFBrasil), conforme Edital publicado e divulgado. A partir de então, a UBFBrasil, passa a desenvolver ações e propostas com o intuito de promover e fortalecer o FUTSAL em todo o Território Nacional, primando pela qualidade, zelo e atenção na consecução de seus propósitos.

© UBFBrasil 2019 - 2020 | Todos os Direitos Reservados

Search